quarta-feira, 23 de março de 2011

DOE AMOR




Falta amor. Falta sangue. Hoje, o Hemocentro de São José do Rio Preto encontra seu estoque sanguíneo em baixa. Para que tenham um estoque bom, necessitam de, no mínimo, mais de três mil doadores por mês. Mas a realidade é outra, possui “em um mês excelente”, segundo a enfermeira responsável pela coleta, menos de dois mil doadores.

O Hemocentro fornece bolsas para mais de 120 cidades da região. Salva milhares de vidas. Mas ainda sim, não é suficiente se calcularmos a quantidade de gente que necessita disso nos inúmeros procedimentos realizados nos hospitais.

Para se ter uma idéia, uma bolsa de sangue doado por um indivíduo, pode salvar três pessoas! Isso porque são retirados três componentes dele:

1)Concentrado de hemácias – Para pacientes com anemia crônica severa com volume sangüíneo compensado ou anemia em pacientes com insuficiência cardíaca
2)Plasma – Transfusões em grandes cirurgias, quando o paciente perde muito sangue
3)Plaquetas – Pacientes que sangram devido a baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, radioterapia e etc. As pessoas submetidas a transplante de medula óssea, necessitam de muitas transfusões de plaquetas.

“Temos de cinco a oito litros de sangue no nosso organismo (varia conforme peso e altura, de indivíduo para indivíduo). Doa-se 450 ML. Nada justifica as pessoas deixarem de doar, uma vez, que esse sangue não faz a menor falta para o doador”, disse João Lissoni, enfermeiro no Hemocentro.

Todos sabemos o quanto é importante doar. Não existem substitutos para todas as funções do sangue. Ninguém está imune de necessitar seu uso. Como não há sangue sintético, quem necessita de transfusão tem que contar com a boa vontade de doadores. O problema é quando chega nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje não estou disposto; hoje está chovendo; hoje está sol; nesses últimos dias trabalhei muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta... - e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de vários necessitados.

Hoje, deixei o comodismo e fui até o hemocentro. Doei sangue. Impressionante a onda de amor que me dominou, quando fiquei sabendo, por meio do papo com os enfermeiros, de que três vidas podem ser salvas, papo esse que resultou em todos esses dados escritos acima, enlouqueci de alegria! Essa foi minha primeira vez, dizem que a primeira vez dói. Mentira! Foi fantástica.

Minhas percepções mudam a cada conversa interessante, a cada descoberta que tenho feito na vida. Uma delas era sobre amor. Esse amor que senti hoje foi diferente. Me fez ver o quanto sentimos coisas pequenas perto das grandes que existem e que, muitas vezes, nos negamos a conhecer e provar. Você pode optar por doar sangue. O amor, ato de fazer bem ao próximo, supera qualquer concepção, vazia, de que só há amor entre homem e mulher, ou outros tipos mais propagados pela mídia, que lotam a cabeça das pessoas e esvaziam o coração. Posso dizer que amo. E quero amar muito mais!

Como o próprio slogan diz: “Doe sangue. Doe Vida” não deixe de doar. Se tiver dúvidas, informe-se melhor. Conheça o Hemocentro de São José do Rio Preto, ele se localiza na Av. Jamil Feres Kfouri, nº 80 – Jardim Panorama CEP 15091-240
Fone/FAX: 17.3201-5151

Um comentário: