quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Movimentados


Sempre detestei política, minha ignorância sobre o assunto me fazia crer que todos os “políticos” eram iguais. Hoje em dia, aprendi a diferença entre política e politicagem.

Acostumada a ver casos de corrupção e oportunismo na TV, e não só nela, minha cidade sempre foi marcada por isso, era difícil acreditar que alguma coisa poderia ser diferente. Talvez essa descrença fosse falta de maturidade e alienação política da minha parte. Mas hoje, me sinto mais amadurecida e aprendendo a cada dia.

Convivo com pessoas que me provam, em cada atitude, que é possível manter um governo honesto, mesmo existindo (sempre irá existir) gente interessada no próprio umbigo, e em encher cuecas e calcinhas, e que, além disso, faz de tudo para prejudicar o trabalho limpo.

Hoje recebi um golpe duro. Duro para meu coração e mente. Uma manifestação que poderia ser limpa e justa me mostrou o quanto as pessoas podem ser feitas de fantoches nas mãos de grandes manipuladores que se preocupam em se beneficiar em cima de outras pessoas, ou seja, politicagem para as próximas eleições.

 Sempre admirei os professores. Sempre os achei digno de salários melhores, em todo o Brasil, essa é uma das classes menos valorizadas. O trabalho de um professor é lindo, e, sem dúvidas, merece ser reconhecido. Mas hoje, observar com meus próprios olhos pessoas envolvidas em conchaves políticos e não em melhorar a vida desses profissionais me fez repensar o sentido de ideologia. Até quando isso vai existir?

Enquanto professores ganham menos de mil reais por mês, vereadores ganham mais de dois mil para fazer campanha, quatro vezes por mês, na tribuna. Mas isso ninguém contesta ou protesta.

Penso que nosso maior protesto é na hora do voto. Não falo em protestar votando em tiriricas, mas sim, em pessoas que realmente querem o bem para toda uma comunidade. Fato que influencia no passado, presente e que modificará o futuro de milhares de pessoas.